Piscina com Sauna integrada [ Dicas úteis, 25 ideias e projetos ]
Este post é para você que possui um espaço e quer transformá-lo em uma área de lazer que tenha uma piscina com sauna integrada. Afinal nada como um banho de sauna acompanhado de um bom mergulho em uma piscina.
Então, aqui você entenderá além das vantagens e benefícios, passará a saber mais sobre os tipos de sauna e suas características, como funciona, e orientações de como deve ser elaborado um projeto integrado prático, funcional e seguro, e claro esteticamente belo e moderno. Vamos lá, leia e prepare-se para entender mais e realizar este sonho!
Benefícios da Saúna
Dentre os muitos benefícios da sauna estão:
- a limpeza de poros,
- hidratação da pele,
- combate a hipertensão,
- diminuição de toxinas,
- melhora na circulação de sangue no corpo e,
- promoção do relaxamento que auxilia no alívio do estresse.
Tipos de Sauna
Para a construção de sua sauna é preciso que haja algum espaço em sua residência que possa ser disponibilizado para este fim. Depois de definir o espaço é dar início ao projeto.
No mercado existem duas espécies de sauna: a sauna seca e a vapor. O tipo da sauna segue padrões e características bem distintas.
Sauna a vapor
Esta sauna é também chamada de “banho turco” e seu funcionamento é realizado através de geradores a gás ou elétricos que fazem com que haja a ebulição da água transformando-a em vapor. E popularmente as chamam de sauna à gás, e/ou sauna elétrica.
Sua temperatura gira em torno de 40° a 60° C que é bem suportada pelo corpo humano, mas observado o tempo máximo de 20 minutos, salvo se a pessoa tiver maior resistência e se sentir bem, mesmo após os 20 minutos.
Esta característica de sauna tem o seu revestimento de azulejo, pedras e materiais que retêm o calor.
Construção da Sauna do tipo a Vapor – Cuidados e medidas de segurança
Material e Altura
O ideal é ser construída em alvenaria e observando-se a altura do teto com 2,20 m e com inclinação de 10% no prolongamento. Esta inclinação deve ser do lado contrário aos bancos, uma vez que o vapor se condensará em contato com o teto e formará gotas. Este procedimento faz com que não haja riscos das gotas caírem nos usuários, uma vez que deslizarão e incidirão do lado oposto aos mesmos.
Assentos
Os assentos devem ser construídos como arquibancadas (50x40cm), com no mínimo de 2 a 3 assentos. Sendo que a temperatura do assento mais próximo do teto será mais alta que a temperatura do assento mais próximo ao piso.
Revestimentos
Os tetos devem ser pintados com tinta acrílica ou látex e ser lisos. As paredes podem ser revestidas com azulejos, cerâmicas ou mármores e no piso recomenda-se o uso de pisos antiderrapantes.
Respiro e Suspiro
É necessário fazer orifícios para suspiro e respiro de ar – entrada de oxigênio e saída de gás carbônico. O ideal é que o orifício do respiro seja oposto ao de suspiro. Geralmente o suspiro e o respiro têm 5 a 10 cm de diâmetro e o suspiro deve ficar a 30 cm do teto.
Cano de Vapor
Para adaptar o cano de vapor e o cotovelo é necessária a construção de um nicho que deverá ser construído na parede oposta aos bancos e em local que não entre em contato com os usuários, para evitar o risco de queimaduras.
Iluminação
O cuidado com a rede elétrica também merece ser observado. Não faça uma única passagem para a iluminação e para o termostato. Elas exigem ser feitas separadas. Já luminárias blindadas e com lâmpadas de 7W e o interruptor deve ser instalado fora da sauna.
Escoamento de água
Para o escoamento da água que se forma pelo vapor e para a limpeza da sauna é importante a instalação de um ralo.
Isolamento Térmico
Para a retenção do calor e economia de energia é necessário fazer o isolamento térmico. Este isolamento é feito com uma argamassa preparada com vermiculita, que é um material mineral mau condutor de calor e próprio para isolamento acústico e térmico.
Porta
A porta também é especial para a sauna sendo de alumínio ou aço inox, com visor transparente e sua abertura deve ser para fora da sauna.
Sauna Seca
Seu revestimento é de madeira, com funcionamento através de gerador elétrico ou geradores que utilizam lenha ou gás.
Com temperaturas variando entre 60° e 80° C é mais indicada em dias e em lugares frios, este tipo de sauna é muito comum na Europa. O ideal é ser utilizada em curtos períodos de tempo devido a sua alta temperatura.
Como o próprio nome indica não há umidade, apenas calor.
Construção da Sauna Seca – Cuidados e medidas de segurança
Material e Altura
A indicação é ser construída em madeira ou alvenaria, geralmente é construída em madeira. Sua altura é um pouco maior que o da sauna tipo a vapor, com 2,50 m. Neste tipo de sauna não é preciso inclinação, uma vez que não há formação de gotas.
Assentos
Os assentos devem ser construídos como arquibancadas também, com no mínimo de 3 a 4 assentos. E como na sauna a vapor a temperatura do assento mais próximo do teto será mais alta que a temperatura do assento mais próximo ao piso.
Revestimentos
Os tetos e paredes requerem sejam rebocados com reboco comum e depois cobertos com madeiras secas, macias e maciças e de fácil respiração. Estas madeiras nunca podem ser envernizadas ou tratadas com produtos para proteção. Podendo ser usado o pinho finlandês (somente o importado), cedro, cedrinho, pinho chileno e outros tipos de madeiras secas. O piso pode ser de cimento ou cerâmica com revestimento em madeira, como um estrado de madeira.
Respiro e Suspiro
Como na sauna a vapor, na sauna seca também é necessário fazer orifícios para suspiro e respiro de ar. Diferente da sauna a vapor orifício do respiro e suspiro devem ter 10 x 10 cm. O respiro deve ser rente ao piso e o suspiro deve ficar a 30 cm do teto.
Iluminação
A iluminação deve ser indireta, conter no mínimo dois pontos de passagem para a fiação. As luminárias merecem ser blindadas e com lâmpadas de no máximo 40 Watts. Assim como na sauna a vapor, o interruptor deverá ser instalado do lado de fora.
Escoamento de água
Para a limpeza da sauna é importante a instalação de um ralo.
Isolamento Térmico
O isolamento é feito com lã de vidro (o mais indicado) ou isopor. Após o reboco é feita a colagem destes isolamentos e depois é feito o revestimento com a madeira.
Porta
A porta também é de madeira, revestida com isolante térmico, também deve ter visor transparente e sua abertura deve ser para fora da sauna.
Equipamento
O equipamento para a sauna seca deve ser instalado longe de madeira, pois pode causar incêndio. A orientação é ser instalado em um local preparado com placas refratárias nas paredes e pisos em torno dele. Em equipamentos com chaminé as placas refratárias deverão acompanhar a totalidade da extensão da mesma e observar uma distância de 45° para a saída da mesma pela parede.
Destes dois tipos a mais comumente usada no Brasil é a sauna a vapor.
Construindo sua piscina com sauna
Há formas diferentes de se integrar a sauna com piscina e há de se levar em conta se você já possui uma piscina ou se irá começar um projeto do início. Para cada tipo de proposta uma solução. Como sempre falamos em nossos posts o segredo é planejar.
Geralmente a construção partindo do zero gera custo e tempo menores para execução, uma vez que para espaços onde já existe uma ou outra a adequação pode demorar um pouco e o custo ser um pouco maior, mas depende muito do projeto a ser orçado. Por este motivo contar com bons profissionais e com uma boa empresa para o seu projeto é tão importante.
Sauna Panorâmica
A piscina sauna conjugada é um dos projetos mais desejados devido a praticidade, beleza e modernidade. A sauna panorâmica é nada mais que a sauna conjugada com a piscina que basicamente é a construção de uma piscina que entra no espaço da sauna e é dividida por meio de uma parede de vidro, que oferece aos usuários a possibilidade de tomar banho de sauna com o privilégio de desfrutar da vista da piscina e do espaço externo, propiciando momentos de relaxamento e interação.
Outra vantagem é que pode-se passar de um lado para o outro sem ser necessário sair da piscina ou da sauna, uma vez que basta um mergulho para se estar em um lado ou no outro.
Mas cuidado! Não se aventure a fazer esta sauna sem consultar uma empresa especializada, pois há especificações técnicas para a construção como tipo de vidro com isolamento térmico ideal e equipamentos próprios que farão com que sua sauna seja funcional e segura.
Sauna e piscina no mesmo ambiente
Neste tipo de construção a sauna é construída no mesmo espaço da piscina, porém o ambiente é fechado. Podendo também ser construída separada ou conjugada com a piscina.
Este tipo de projeto é mais comum em pousadas, hotéis e clubes, mas pode ser construído também em casas, principalmente em casas situadas em locais onde o clima é mais frio e possui uma boa área para a construção interna.
Piscina e sauna separadas
Aqui a sauna não é conjugada com a piscina e não necessariamente está no mesmo ambiente da piscina. Ela é construída separada e era a forma mais usual até há algum tempo atrás.
Este tipo de projeto é o mais viável para quem já tem uma piscina e quer construir uma sauna e não quer gastar muito, pois basta ter um local para a construção da mesma que não interfira no local na piscina.
Basta escolher qual dos dois tipos se quer e se adapta melhor ao ambiente e ao propósito que se espera da sauna: a seca ou a vapor.
Salientamos que qualquer um dos projetos a ser construído é importante consultar uma empresa especializada e a Tudo para Lazer – Banheiras Spa conta com profissionais competentes, com expertise para tornar seu projeto uma realidade, com utilização de técnica, segurança, tranquilidade oferecendo o que há de melhor no mercado.
A seguir apresentamos 25 ideias de projetos para auxiliar na sua escolha.
Ideia 01 – Piscina em alvenaria com sauna separada em ambiente semi aberto.
Ideia 02 – Piscina em alvenaria, com sauna separada construída em alvenaria totalmente separada da piscina, neste projeto há também uma hidromassagem e área gourmet.
Ideia 03 – Piscina em alvenaria irregular, com escadas, com sauna conjugada panorâmica.
Ideia 04 – Piscina em alvenaria em nível, com hidro separada e sauna conjugada panorâmica.
Ideia 05 – Piscina em alvenaria com sauna circular conjugada panorâmica.
Ideia 06 – Piscina em linhas curvas em alvenaria e em nível, com hidro redonda separada e sauna conjugada panorâmica.
Ideia 07 – Piscina de alvenaria em L em nível, com deck em madeira e sauna conjugada panorâmica.
Ideia 08 – Piscina em alvenaria com sauna conjugada panorâmica, com hidro quadrada separada.
Ideia 09 – Piscina em alvenaria, com praia e sauna separada panorâmica.
Ideia 10 – Piscina em alvenaria com linhas curvas e em nível com sauna conjugada panorâmica.
Ideia 11 – Piscina em alvenaria com sauna conjugada panorâmica.
Ideia 12 – Piscina em alvenaria em L, com sauna conjugada e deck em madeira.
Ideia 13 – Neste projeto charmoso a sauna panorâmica é conjugada a piscina de alvenaria irregular, que possui uma pequena ponte e uma hidro redonda separada.
Ideia 14 – Piscina retangular em alvenaria com sauna conjugada panorâmica e área de churrasqueira.
Ideia 15 – Piscina em alvenaria com sauna conjugada panorâmica, com hidro separada.
Ideia 16 – Piscina em alvenaria com linhas curvas, rente a parede com pedras São Tomé e com sauna conjugada panorâmica.
Ideia 17 – Piscina em alvenaria com linhas curvas, com sauna conjugada panorâmica e hidro redonda separada.
Ideia 18 – Piscina em alvenaria com sauna conjugada panorâmica.
Ideia 19 – Piscina em alvenaria em linhas curvas, com sauna conjugada panorâmica e cascata saindo do teto.
Ideia 20 – Piscina em alvenaria irregular, com sauna conjugada panorâmica, deck de madeira e área gourmet.
Ideia 21 – Piscina em alvenaria com sauna conjugada panorâmica, deck de madeira, ducha externa e cascata saindo do teto.
Ideia 22 – Piscina em alvenaria com sauna conjugada panorâmica.
Ideia 23 – Piscina em alvenaria com sauna em vidro conjugada panorâmica.
Ideia 24 – Piscina em alvenaria, com sauna seca separada e em ambiente interno.
Ideia 25 – Piscina em alvenaria, com sauna conjugada panorâmica e em ambiente interno.